O setor de seguros também foi impactado pela quebra de paradigmas que a pandemia trouxe ao mundo em 2020. Se por um lado este mercado sofreu uma queda na demanda em apólices empresariais, de seguros de vida e de automóveis por conta do abalo econômico sofrido por pessoas físicas e jurídicas desde março, outras oportunidades apontaram no horizonte!
Uma delas passa pela necessidade de assegurar a saúde financeira das empresas com o advento de leis mais rígidas relacionadas à proteção de dados, como a LGPD, e a ameaças cibernéticas com a aceleração da Transformação Digital. Uma tendência que promete se intensificar a partir de 2021: oferecer a empresas esta modalidade de seguro é uma alternativa interessante para as organizações.
Para seguir nesse jogo, aproveitando as novas oportunidades que o mundo pós-pandemia indica, as companhias de seguros têm sido impulsionadas a migrar para o digital com mais urgência. Vemos, por exemplo, bancos investindo em plataformas digitais e usando Inteligência Artificial para agilizar a contratação de serviços, validações de coberturas, tomar decisões de preço e/ou entregar serviços desta linha para os consumidores.
Esta tendência segue em 2021, já que o setor também está sendo impactado pela chegada das startups ou insurtechs. Elas impulsionam as empresas tradicionais a investir em tecnologia e aproveitar as vantagens do ambiente digital. É importante que essas companhias sigam investindo em tecnologia e inovação para seguirem competitivas, já que o consumidor de seguros tem em mãos mecanismos de busca das melhores opções de preço e serviços, oriundos de uma maior maturidade digital, e menos burocracia.
Transformar digitalmente significa estar apto a oferecer boas alternativas e benefícios mais acessíveis, e isso é fundamental no mundo novo acelerado pela pandemia. Vamos pensar neste cenário: quem quer sair de casa para fazer vistoria? É possível agilizar os procedimentos, com atendimento personalizado, utilizando aplicativos. Seguir essa tendência melhora a experiência dos clientes, com agilidade e eficiência.
Futuro
Fazendo uma previsão pautada no que vivemos hoje, este mercado será bem impactado pelo digital.
Porém, é importante entender que a competição no futuro não será apenas de nicho. O que vai pautar o futuro é o “as a service”. A tendência, por exemplo, é que um carro não seja mais um bem, mas um serviço. Então, empresas de outros segmentos podem oferecer seguro como um “plus” no serviço prestado, assim como as empresas de seguros podem acoplar bens de consumo na oferta.
No futuro, os conceitos de verticais serão substituídos pelo conceito de “como serviço” e a competição será horizontalizada. Todos podem diversificar. Esta é uma grande oportunidade para quem está buscando se diferenciar e não se acomodar.